Os alunos do primeiro ciclo são encorajados a participar ativamente no processo de ensino-aprendizagem. Têm oportunidades de reflexão, de aprender com os erros, de treinar as capacidades, de cooperar e de liderar.
Apostando numa continuidade educativa o professor titular acompanha o grupo ao longo dos 4 anos que constituem esta etapa de escolarização.
O currículo é todo reformulado de acordo com as expectativas e competências dos alunos, tendo sempre presente o grau de exigência do externato. Assim, não nos limitamos a transmitir apenas o indicado pelo Ministério da Educação, mas sim, a ir mais além.
O professor titular leciona as áreas curriculares disciplinares e não disciplinares, enquanto que as áreas de enriquecimento curricular são lecionadas por professores coadjuvantes especializados.
Apostando num ensino tecnológico em sala de aula (todas as salas de aula estão equipadas com quadros interativos), os alunos estão em contacto direto com variado software multimedia, adequado e adaptado ao perfil do aluno da sociedade de hoje- um aluno audiovisual e com grande sensibilidade para as tecnologias de informação e comunicação.
Paralelamente, na disciplina de informática são aplicados projetos temáticos utilizando ferramentas de pesquisa, de processamento de cálculo e de texto e de animação multimédia.
A par da formação académica, os nossos alunos são sensibilizados para as problemáticas ambientais e sociais do mundo atual, e contribuem para a criação de uma sociedade sustentável através de medidas de reciclagem, de responsabilidade social e de poupança de recursos.
No ensino da língua inglesa dominam as atividades “ play and learn” , mantendo um contexto interdisciplinar são abordados vários conteúdos com ligação direta ao dia a dia das crianças. No final do 1º ciclo, os nossos alunos estão aptos para realizar exames do Cambridge ESOL, conferindo-lhes um grau académico reconhecido internacionalmente.
Na disciplina de educação física são trabalhadas e reforçadas as capacidades locomotoras, de equilíbrio e de manipulação. De igual importância é o ênfase dado aos jogos coletivos , estimulando o conceito de equipa, de cooperação e de competição saudável. |